2007-12-19

Por um mundo melhor


Neste Natal, a nossa mensagem é simples: partilhar com os leitores do JSA a construção do Presépio. Para aprendermos a construir um mundo melhor!

............................
Ilustração: Imagem recolhida em Geração Phn

2007-12-12

Silêncio. Silêncio que se faz Natal!


Contrariamente ao que sucedeu nos anos mais recentes, nas ruas da povoação que atravessávamos não havia iluminação natalícia. Nem luzes multicolores nem música.

Observei que, embora de modo tortuoso – por dificuldades financeiras, sobre as quais o governo bem devia reflectir para melhor decidir –, se restituía ao Natal a essência cristã.

O meu interlocutor interrompeu-me para me dizer com brusquidão e indisfarçável dureza: - “Para mim, o Natal é uma dia igual a qualquer outro!”. – E acrescentou: - “Enquanto fui criança, o Pai Natal só distribuía prendas aos ricos!... Eu, se tive brinquedos, precisei de os fazer. Sempre!

Pressenti que quaisquer que fossem as palavras que eu dissesse só agravariam a mágoa indelével que lhe manchava a alma.

Calei-me.

E enquanto percorríamos a povoação, resignada à sucessão dos dias pobres, o silêncio foi ensurdecedor.
…………………………………
Ilustração: Imagem recolhida em GAIA, Grupo de Acção e Intervenção Ambiental.

2007-12-10

Estabelecimentos Termais – Ficha de Avaliação

Como noticiámos no post anterior, no SeminárioControlo de Qualidade nos Estabelecimentos Termais”, Sílvia Silva, TSA, apresentou a comunicação “Vistoria e Inspecção nos Estabelecimentos Termais”.

Durante a sua intervenção, depois de assinalar as competências da Autoridade de Saúde, Sílvia Silva explicou em que consiste uma acção inspectiva, desde a fase preparatória com a definição de objectivos até à elaboração do Auto de Vistoria.

Como suporte para esta acção nos estabelecimentos termais, apresentou a Ficha de Diagnóstico dos Estabelecimentos Termais para a Avaliação das Condições Hígio-sanitarias, de Instalação e de Funcionamento dos Estabelecimentos Termais, criada pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P.

Ainda não analisámos a Ficha de Diagnóstico.

Em relação à Comunicação, discordamos da insistência na componente fiscalizadora da Autoridade de Saúde, em pretérito das funções de agente promotor de saúde, e preocupa-nos que retome um discurso que aparentemente sugere atitudes e comportamentos – que associamos à polícia sanitária – que pensávamos já ter sido definitivamente abandonados. Há dezenas de anos.

Porque, em poucas palavras, MSP e TSA são profissionais de saúde. E, como todos nós sabemos, os profissionais de saúde não são polícias.


…………..
Ilustração: Imagem recolhida em Termas de Portugal.

2007-12-06

Controlo de Qualidade nos Estabelecimentos Termais


Ontem (07/12/05), em Lisboa, participei no Seminário sobre Controlo de Qualidade nos Estabelecimentos Termais organizado pela ATP, Associação das Termas de Portugal, e pela DGS, Direcção-Geral da Saúde.

Das diversas comunicações apresentadas, sem desmerecimento da qualidade e do interesse das restantes, saliento três:

- Doença dos Legionários: Características do Agente, Epidemiologia, Clínica e Prevenção, por Teresa Marques, Coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica Integrada da Doença dos Legionários e representante de Portugal no EWGLI, European Working Group for Legionella Infections.

- O Contributo da Direcção Clínica no garante da qualidade nos Estabelecimentos Termais, por Idalina Russel, representante da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos – Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica.

- Vistoria e Inspecção nos Estabelecimentos Termais, por Sílvia Silva, Técnica de Saúde Ambiental do Departamento de Saúde Pública da ARSN, IP, Administração Regional de Saúde do Norte.

De acordo com uma informação transmitida no final do Seminário, a versão em PowerPoint das Comunicações será oportunamente disponibilizada pelas entidades promotoras nos respectivos sites. Então, comentarei as comunicações que seleccionei.
………………………
Ilustração: Fotografia recolhida em Rosa dos Ventos.